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A Jornada de Compra

Modelo guia para identificação das melhores estratégias de marketing de vendas. Ela ajuda o empreendedor a definir o estágio em que o cliente está no processo de decisão de compra.

Casal em loja de tintas, recebendo atendimento atencioso de vendedor que usa catálogo para explicar informações técnicas do produto.
É preciso paciência e prioridade no atendimento às necessidades do cliente.

A Persona

Para facilitar o exercício da jornada de compra, é necessário a criação da "persona", ou seja a pessoa fictícia que representa o perfil padrão do seu público-alvo. Aí logo vem em mente: Mas tenho vários perfis de clientes, como fazer? Bem, para isso é necessário definir quais os mais importantes perfis de cliente você deseja dedicar sua estratégia de vendas. Portanto, você pode ter 1, 2, 3 ou mais personas. O importante é começar!


Etapas da Jornada de Compra

Apresenta-se dividida em 4 etapas diferentes:

  • aprendizado: acontece muitas vezes antes de chegada ao PDV (ponto de venda), quando o cliente não sabe ou não tem certeza de que possui um problema ou que tem a necessidade de um produto ou de um serviço;

  • reconhecimento: quando a pessoa pesquisa e tem acesso a informações que ajudam a perceber a existência de um problema ou de uma necessidade;

  • consideração: consciente de sua necessidade, o consumidor segue pesquisando soluções e passa a considerar aquela que melhor se encaixa na sua necessidade;

  • decisão: após pesquisa de mercado, é tomada a decisão e a compra pode acontecer.

É importante atentar a aspectos como:

  • Vitrines física / virtual (de acordo com modelo de seu negócio)

  • Disponibilidade de Produtos

  • Informações técnicas de fácil acesso (virtual ou através de vendedores no PDV)

  • Atendimento de acordo com perfil de seu cliente

Para aumentar o lucro do seu negócio, não há outra saída. É preciso paciência e prioridade no atendimento às necessidades do cliente. Identificar suas etapas na jornada de compra possibilita a definição das melhores estratégias de vendas. Pense nisso!

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