Modelo guia para identificação das melhores estratégias de marketing de vendas. Ela ajuda o empreendedor a definir o estágio em que o cliente está no processo de decisão de compra.
A Persona
Para facilitar o exercício da jornada de compra, é necessário a criação da "persona", ou seja a pessoa fictícia que representa o perfil padrão do seu público-alvo. Aí logo vem em mente: Mas tenho vários perfis de clientes, como fazer? Bem, para isso é necessário definir quais os mais importantes perfis de cliente você deseja dedicar sua estratégia de vendas. Portanto, você pode ter 1, 2, 3 ou mais personas. O importante é começar!
Etapas da Jornada de Compra
Apresenta-se dividida em 4 etapas diferentes:
aprendizado: acontece muitas vezes antes de chegada ao PDV (ponto de venda), quando o cliente não sabe ou não tem certeza de que possui um problema ou que tem a necessidade de um produto ou de um serviço;
reconhecimento: quando a pessoa pesquisa e tem acesso a informações que ajudam a perceber a existência de um problema ou de uma necessidade;
consideração: consciente de sua necessidade, o consumidor segue pesquisando soluções e passa a considerar aquela que melhor se encaixa na sua necessidade;
decisão: após pesquisa de mercado, é tomada a decisão e a compra pode acontecer.
É importante atentar a aspectos como:
Vitrines física / virtual (de acordo com modelo de seu negócio)
Disponibilidade de Produtos
Informações técnicas de fácil acesso (virtual ou através de vendedores no PDV)
Atendimento de acordo com perfil de seu cliente
Para aumentar o lucro do seu negócio, não há outra saída. É preciso paciência e prioridade no atendimento às necessidades do cliente. Identificar suas etapas na jornada de compra possibilita a definição das melhores estratégias de vendas. Pense nisso!
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